domingo, 10 de janeiro de 2010

Geodiversidade

A geodiversidade, é um conceito que não tem merecido tanta atenção como a biodiversidade, mas deparamo-nos com a geodiversidade diariamente, bastando olhar a paisagem. Sendo este um conceito recente é também um conceito abrangente resultante de uma multiplicidade de factores e das relações entre eles, factores esses que compreendem por exemplo os minerais, as rochas, climas, fósseis, tipo de substractos, paisagens.
O conceito actual de geodiversidade, surgiu em 1993 no Reino Unido e define geodiversidade como a variadade de ambientes geológicos, fenómenos e processos activos que dão origem a paisagens, rocha , minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra. Assim, a geodiversidade é a base da biodiversidade e as duas são de vital importância na conservação da natureza, a geodiversidade pode ser considerada como a príncipal causa para a variadade de ambientes onde a vida surgiu e evoluí. Se ambas estão relacionadas, quanto maior a geodiversidade maior será a biodiversidade.
A civilização e a sua evolução depende e dependeu sempre, ao longo dos tempos, da geodiversidade, mas a sua utilização e a intensidade do crescimento demogáfico tem vindo a colocá-la em risco, sendo cada vez mais necessário tentar a sua conservação no sentido de promover a sustentabilidade, garantindo a sua preservação para as gerações futuras.
Portugal é rico em geodiversidade, bastando um olhar para as várias paisagens para o reconhecer, esta foi também reconhecida pela UNESCO, ao classificar alguns locais como o Alto Douro Vinhateiro de patromónio Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lince Ibérico

Lince Ibérico
Quem já viu um?